quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Review: Flea fala sobre John Frusciante e Josh Klinghoffer (MusicRadar - Jul/2011)


 Em uma entrevista curta, mas esclarecedora publicada no site MusicRadar, Flea discute sobre o substituto de Frusciante, Josh Klinghoffer.  Ele fala da diferença entre os dois e dá uma ideia mais clara do legado de John do que em qualquer outra entrevista anterior a esta.
 

A Estrela do Baixo do RHCP foi entrevistado antes do lançamento de I'm With You.
Por Chris Vinnicombe, Qui 28 de julho de 2011. 

Nos cinco anos desde o lançamento de Stadium Arcadium, o grupo sobreviveu a perda de um guitarrista e uma força criativa de John Frusciante e retornaram de um hiato que muitos fãs temiam que seria o fim da banda.
"John era um tipo de herói virtuoso da guitarra... Josh é um tipo completamente diferente de músico." 
Na verdade, houve momentos em que mesmo Flea não se sentia como se tivesse a energia para continuar: "Eu considerei isso", admite o baixista, "Mas eu considerei isso um milhão de vezes, então não há nada de novo."

"No final da última turnê, as coisas estavam muito tensas. E eu disse: 'Vamos tomar dois anos fora.' Porque as coisas estavam desagradáveis, e não muito funcionais - mesmo que eu estivesse muito satisfeito com o trabalho que estávamos fazendo, e eu pensei que era necessário a gente ficar longe um do outro."

Ele acrescenta: "Eu também acho que tínhamos sido empurrados juntos tão intensamente por todo o trabalho que estávamos fazendo por tantos anos. Então, todos nós ficamos longe dele por um longo tempo, e fizemos outras coisas."

"Mas eu ainda achava que John deixando a banda, não haveria nenhuma maneira de continuar sem ele, porque John foi uma grande parte desta banda e do nosso processo de escrita. Ele escreveu um monte de partes importantes de muitas das nossas maiores canções."

O Efeito Klinghoffer 
Josh Klinghoffer foi apresentado no começo de 2010, ele já trabalhou como músico de apoio e colaborador com grandes nomes da música - incluindo o próprio John Frusciante. Então como o novo garoto se fixou? 

"Ele é muito diferente de John", diz Flea. "John era um tipo de herói virtuoso da guitarra, e provavelmente, o melhor guitarrista do mundo. Josh é um tipo completamente diferente de músico, ele toca muitos instrumentos. Josh tem um talento versátil. Ele toca guitarra, ele canta, ele toca bateria - ele é um garoto verdadeiramente musical."

"Ele é o tipo que toca sutilmente que rasteja acima de você ao invés de atrair imediatamente, e você vê o que ele faz se transformar em algo lindo. Josh também é um grande escritor, ele escreveu grandes coisas para este álbum. Portanto Josh trouxe algo muito diferente para nós." 

Para Klinghoffer, parece que a transição de músico de apoio para membro a tempo integral da banda tem sido invejavelmente bom até agora: "Não ficou estranho ainda", diz o guitarrista de 31 anos de idade. "Estar em estúdio criar as músicas e escrever não tem sido estranho no mínimo. Como será quando eu subir no palco com eles? Eu não acho que vai ser diferente." 


Fonte: Universo Frusciante
Matéria original: MusicRadar

Nenhum comentário:

Postar um comentário