domingo, 18 de maio de 2014

John Frusciante fala sobre seu novo estilo e as guitarras que usou em seu novo disco "Enclosure"

No dia 03/03/14, foi publicada uma matéria com uma longa entrevista com John Frusciante no site da revista americana Premier Guitar, a mesma que fez a primeira review de Enclosure, novo álbum de John que sairá no próximo dia 8 de abril, pela mesma Tessa Jeffers, que realiza a entrevista desta vez.

A entrevista foi traduzida e postada pelo site Universo Frusciante

O novo estilo de John Frusciante

John Frusciante está animado com um projeto em que acabou de participar com os Black Knights, uma dupla de hip-hop com os afiliados do Wu-Tang Clan Crisis The Sharpshoota e Rugged Monk. No início, eram apenas amigos saindo e rimando sobre batidas, mas, eventualmente, as músicas se transformaram em uma trilogia de álbuns (a serem lançados em intervalos de seis meses) e em uma nova forma para Frusciante fazer música socialmente. Ele criou os sons para as letras dos Black Knights.

“Descobri um novo tipo de banda/colaboração”, diz Frusciante. “É muito divertido, e eu fico tão livre como quando estou trabalhando sozinho. Temos discussões o tempo todo, mas elas ocorrem dentro da música”.

O primeiro desses álbuns, Medieval Chamber, apareceu em janeiro. De acordo com Crisis, Medieval Chamber representa os músicos conhecendo um ao outro musicalmente, mas o trio realmente acerta seu passo com o segundo álbum, The Almighty (que sairá neste verão). [NUF: No meio do ano, no Brasil]


'
Capa do disco do Black Knights - "Medieval Chamber"
“John é muito inclinado musicalmente”, diz Crisis. “Eu aprendo algo cada vez que falamos de música. É como fazer rap com uma banda. Todas as batidas dele realmente tem um feeling, e isso é o que está faltando no hip-hop hoje em dia. É fácil pegar um conceito a partir delas, também”.

Frusciante produz, toca guitarra, e usa seus próprios vocais como samples. Crisis diz: “John coloca batidas juntas de uma bela forma. Ele é o engenheiro da sessão, ele limpa o som, dá para aquilo uma própria atmosfera e um próprio mundo lindamente. Ele toca guitarra lindamente. Ele canta lindamente. Tudo que ele põe na mesa, estamos dentro!”.

Quais guitarras você usou no Enclosure?
Minhas principais guitarras são as Yamaha SG2000. A minha favorita é uma roxa de 1980. Eu tenho algumas outras, e algumas SG1500. Troquei a Strat pelas Yamahas no final de 2010. Só toquei a Strat uma vez nos últimos três anos, e somente em uma pequena gravação.


Yamaha SG2000 roxa de John - usada em Enclosure
Por que você trocou?
Uma guitarra faz você tocar uma determinada maneira. Uma pessoa que estuda tocando Jimi Hendrix tocando com uma Les Paul está em desvantagem, você não vai realmente entender o que ele estava fazendo com as mãos. A forma como os harmônicos do instrumento respondem ao movimento não tem nada em comum com o que você ouve no disco. A [Yamaha] SG é muito parecida com a Les Paul – ela tem um som semelhante e responde às mãos de uma maneira parecida. Foi uma oportunidade para mudar o meu estilo. Eu estava procurando uma maneira de ter uma nova abordagem com a guitarra, e em algum momento eu pensei em não usar palhetas. Mas o problema disso seria que eu não poderia tocar junto com discos, porque apenas dois guitarristas que eu gosto tocam sem palheta.


John em seu estúdio com a SG2000 roxa em foto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário